A Raça / História
Os Retrievers surgiram de antigos cães que eram usados inicialmente para caça, não por esporte como acontece hoje em dia, mas sim por necessidade, eram excelente na arte de buscar a caça abatida. Por essa habilidade extraordinária desenvolvida por eles, rapidamente se tornaram muito populares em toda a Europa e mais tarde em todo mundo.
Como outras raças caninas puras, o Golden Retriever tem ancestrais britânicos (seu nome, em inglês, significa: Golden = dourado; Retriever = aquele que resgata). Foi resultado de anos de cuidadosa e planejada seleção, realizada no século XIX por Sir Dudley Marjoriebanks – mais tarde o primeiro Lorde Tweedmouth – na Escócia, com o objetivo de criar um cão capaz de buscar o animal abatido e entregá-lo, intacto, a seu dono.
Os Golden Retriever, embora ainda possuam seus extintos de caça muito apurados, hoje em dia são pouco utilizados para esse fim. Sua inteligência, carisma, e lealdade ao dono, fizeram com que ele conquistasse espaço entre muitas famílias no mundo, fazendo com que ele se tornasse mais um companheiro e melhor amigo do que um caçador exemplar.
Como prova da grande inteligência da raça, o livro “The Intelligence of Dogs”, de Stanley Coren, o cita como a quarta raça mais adestrável para obediência, entre as 133 analisadas. Manso e com boa índole faz fácil amizade com todos, sendo afetuoso com estranhos, outros cães e até mesmo com gatos. Silencioso, só late eventualmente para dar o alarme caso escute algum ruído estranho. Essa raça se adapta facilmente a qualquer estilo de vida, contudo necessitam como todos os cães de uma dose diária de exercício, é um ótimo atleta, mas topa facilmente um cochilo de várias horas juntamente com o dono. Com as crianças é perfeito, pois possuem uma paciência gigantesca e adora as brincadeiras estabanadas que as mesmas praticam.